Villaboim ganhará revitalização e terá manutenção feita com ajuda dos moradores

A união de 3 empresas vai garantir a reforma da icônica praça Villaboim, em Higienópolis. Após um chamamento público realizado em maio pela prefeitura municipal um projeto elaborado em parceria com moradores locais foi doado pelo Praças, empresa de adoções colaborativas de praças que atua com as comunidades em São Paulo. Após a doação voluntária do projeto a busca por parceiros se estabeleceu e juntos, o Shopping Higienópolis e o Hospital Infantil Sabará irão financiar as melhorias que o local precisa.
 

O shopping desembolsará 300 mil reais que serão destinados às alterações paisagísticas, de mobiliário, iluminação e infraestrutura, enquanto o Hospital Infantil Sabará fará a doação de um novo playground infantil estimando em aproximadamente 50 mil reais.
Há algum tempo os moradores do entorno da praça Villaboim vem tentando realizar melhorias no local.
 

O embate para salvar a praça começou em 2013 com a história da icônica figueira que ocupa o centro da praça. O poder público determinou uma ordem de corte da árvore, que estava acometida por um fungo. Os moradores então se organizaram em defesa da árvore que garantia identidade para a praça e a mantiveram no seu local de origem.
 

Desde então, todos os comerciantes e vizinhos do entorno da praça tentaram realizar melhorias por conta própria, realizando informalmente uma vaquinha para pagar pelos serviços de limpeza e pelos cuidados da figueira. Após algum tempo encontraram um modelo facilitador no Praças, plataforma que visa a revitalização de praças a partir da participação social, e criaram o grupo de Amigos da Villaboim, que financiam mensalmente serviços de jardinagem e manutenção da praça do seu próprio bolso.
 

Mesmo sendo cuidada a praça ilustrava a necessidade de uma revitalização. Diversos projetos foram discutidos mas o principal pedido era manter a identidade local, melhorando o mobiliário, o paisagismo e o playground infantil, que estavam muito degradados.
 

Para atender com qualidade essas intenções o projeto foi feito com a participação social e agora terá um novo ar até o final do ano. O anúncio feito acerca da reforma promete rumos mais participativos para o local que está no coração de Higienópolis.
 

Contato:
Marcelo Rebelo
Cel / Whatsapp: (11) 99157-2681
marcelo@pracas.com.br

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly