Return to site

Projeto para Praça Villaboim foi feito colaborativamente

Press Release Agosto / 2016

  • Moradores lutam pela praça desde 2013
  • Praça Villaboim adotada pela comunidade
  • A reforma e os novos rumos da praça
  • Manutenção e ressignificação do espaço público

A luta dos moradores

Desde 2013 os moradores de Higienópolis travam uma luta em favor da Praça Villaboim. Localizada entre as ruas Piauí, Aracaju e Armando Penteado a Praça vem sido tema de constante debate dentro do bairro.

O movimento começou em prol da Figueira, árvore suntuosa que ocupa o centro da praça. Uma nota de corte havia sido emitida pela prefeitura alegando que a estrutura da árvore estava comprometida por um fungo que acometeu diversas árvores da região.

Inconformados com a remoção da figueira que dá identidade à Praça, os moradores se mobilizaram e custearam um tratamento alternativo para recuperar a sua sustentação. Assim, diversos moradores se engajaram e perceberam que o movimento poderia ir além.

Ao salvar a árvore decidiram salvar também a praça, que se encontrava em estado de degradação por falta de manutenção pública frequente. Surgiu então o movimento dos Amigos da Villaboim. Projeto que foi encabeçado pelos moradores com auxilio do Praças, empresa que trabalha com a revitalização de espaços públicos a partir da participação social.

A adoção da praça

Já em 2016, os Amigos da Villaboim decidiram ir atras da revitalização do local. A praça então foi adotada, com um termo de cooperação entre a prefeitura, garantindo que os serviços de manutenção dos jardins e a limpeza da praça fossem frequentes.

O grupo de amigos da praça colabora atualmente com 2 mil reais mensais para a praça. Esse valor gera um fundo de melhorias para a praça e financia esses serviços prestados ao local. Moradores e lojistas do entorno que fazem parte do grupo entenderam que a mobilização social poderia trazer benefícios para todos do bairro.

"O fato da gente ter atingido a primeira meta garante que esses serviços básicos comecem a funcionar, mas só com uma mobilização de todos a gente consegue gerar melhores resultados. Se cada um der um pouquinho.. Quantos moradores não tem aqui ao redor? Quanto não beneficia os lojistas que estão no bairro?​" - Alexandre, dono da Banca Villaboim e morador do bairro.

Atualmente são aproximadamente 50 Amigos que contribuem mensalmente para o projeto. A colaboração é voluntária, mas quanto maior a contribuição arrecadada, maior o impacto gerado localmente, pois a campanha funciona a partir de metas pré estipuladas. A meta mínima a ser batida garante serviços básicos de manutenção frequente, se a arrecadação continuar crescendo e outras metas forem alcançadas a periodicidade dos serviços podem aumentar e diversos outros podem ser elaborados a partir das demandas do bairro.

Os novos rumos da praça

Com toda essa mobilização em favor da revitalização da praça, diversos projetos de reforma foram discutidos. Alguns projetos quase chegaram a ser aprovados, tendo em vista a doação de verba de vereadores e parceiros da prefeitura. Mas nenhum deles havia sido aprovado até então, por pressão popular.

A participação social mostrou a significância da praça para o bairro. Os moradores se posicionaram a favor de manter toda a identidade da praça, buscando melhorar somente os pontos positivos do local e criaram colaborativamente o projeto que será implantado.

Parceiros privados irão financiar a troca dos mobiliários, do playground infantil, do paisagismo e a praça se tornará a primeira praça inteligente de SP, com um sistema de cameras de segurança. O anúncio de reforma da praça foi feito no dia 21/08.

O projeto aprovado foi construído em conjunto com o grupo dos Amigos da Villaboim que continuarão financiando os serviços de manutenção da praça antes, durante e após a sua reforma. O interesse é grande em manter a praça viva e caracterizada.

A idealização do projeto

O Marcelo Rebelo, idealizador do Praças contou que para ele é um prazer trabalhar com essa ferramenta geradora de impacto:

“O Praças foi criado para as pessoas que desejam gerar um impacto positivo no bairro. Sabemos que a prefeitura muitas vezes não consegue dar conta da manutenção de todos os espaços, e nós, que usufruímos, saímos prejudicados. Essa metodologia funciona por que cada um ajuda com o que pode e todos podem desfrutar de um local muito mais agradável para brincar, relaxar e estar com os vizinhos”.​

Além disso, o projeto auxilia os moradores frente à prefeitura e aos prestadores de serviços, arcando com toda parte burocrática. Outro ponto importante é a manutenção de um portal de transparência, em que cada colaborador pode acessar e visualizar a gestão financeira da praça mês a mês.

O projeto foi idealizado pelo arquiteto urbanista paulistano Marcelo Rebelo, que acumula experiências no mercado privado, no setor acadêmico e no poder público. O projeto é replicável para praças em toda a cidade, qualquer comunidade interessada pode participar. Para acionar o Marcelo e a equipe do Praças é muito simples, basta acessar o site do projeto (www.pracas.com.br) e agendar uma visita na sua praça.

Contato:

Marcelo Rebelo – Idealizador

Cel / Whatsapp: (11) 99157-2681

marcelo@pracas.com.br

www.pracas.com.br

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly