Return to site

Jardim Paulistano ganha projeto de horta comunitária na praça

Moradores do entorno da Praça Gastão Vidigal querem fazer uma horta educativa a partir da colaboração de vizinhança

A horta colaborativa

Um novo projeto de financiamento coletivo foi lançado na Praça Gastão Vidigal. Os moradores do entorno querem financiar a partir da colaboração de bairro os custos para implantar uma horta educativa na praça.

Localizada no Jardim Paulistano a Praça Gastão Vidigal é bastante frequentada pelos moradores. Por isso, um grupo de pais, famílias, vizinhos e frequentadores tiveram a ideia e estão tentando viabilizar o projeto.

Os idealizadores lançaram este mês a campanha de financiamento coletivo. A intenção é que os custos de implantação da horta seja viabilizado pelos próprios moradores e interessados, que devem contribuir na plataforma do projeto: Amigos da Horta Gastão Vidigal.

O projeto de bairro

O dinheiro arrecadado será utilizado para a compra de materiais básicos para implantação da horta como: pás, tinta, plaquinhas, plantas, terra e outros, e também para a construção dos canteiros de bambu que será feita com o auxílio de dois oficineiros. O que for arrecadado a mais será destinado para a construção de um minhocário, de uma mesa de piquenique, e de uma oficina de biofiltro.

O projeto consiste na instalação de 8 canteiros elevados triangulares (formato de rosa dos ventos), dispostos de acordo com os pontos cardeais. E a ideia é ensinar às crianças e adultos um senso geográfico do espaço, relacionado com a trajetória do sol e as estações do ano.

As etapas até a efetiva implantação envolverão mutirões semanais, sempre com uma proposta educativa e, ao mesmo tempo, de trabalho coletivo. Assim, todos serão participantes ativos do processo.

Por isso, os alimentos cultivados na horta serão colhidos e consumidos pelo grupo de voluntários da horta, formado por vizinhos da praça e demais interessados nas atividades. Nada será comercializado. Quem se interessar deve contribuir no site do projeto.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly